Dia da Consciência Negra: Confira a programação de hoje a té o dia 20 desta semana

Na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, e a cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, se prepara para receber milhares de visitantes. Para celebrar, uma série de programações tomam conta da cidade palmarina e do Estado.

Em Maceió, capital alagoana, as atividades acontecem desde o dia 14 de novembro e são promovidas pelo projeto “Vamos Subir a Serra”, que está em sua terceira edição. Direcionado à comunidade negra e à sociedade em geral, o evento propõe experiências de caráter educativo, cultural, político, simbólico e gerador de renda.

Nesta terça-feira (19), as atividades acontecem na cidade palmarina, com o seminário “Palmares In Logo”, que começa com uma visita guiada a Serra da Barriga, onde será feita uma apresentação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Outras atividades estão previstas para acontecer durante toda a tarde; confira a programação abaixo:

9h– Seminário Palmares In Logo ‘Conhecendo o parque e sua história – apresentação – Helcias Pereira
10h – Tambor Falante: Memórias da Humanidade
Serge Guezo – Príncipe do Benin (África)
Ivair Santos – Mestre em ciências políticias e doutorando em sociologia em direitos humanos – SP
Debatedor – Babalorixá Célio Rodrigues
Mediador – Helcias Pereira
12h – Momento do Kuuku-Wanna
14h – Cortejo Afro para a Lagoa dos Negros
15h30 – Xirê de Malungos: É hora de se aquilombar! (Lagoa dos Negros)
17h – Grande Xirê – Abraço simbólico à Serra

A Prefeitura também divulgou uma vasta programação. Nesta segunda-feira (18), as celebrações começam às 17h, com a lavagem da casa Jorge de Lima, situada na Praça Brasiliano Sarmento, no Centro da cidade. Mais tarde, às 19h, grupos musicais se apresentam na estação ferroviária.

Confira a programação completa:

18/11/2019