Exames femininos: 10 que toda mulher deve fazer até os 30 anos

Ao longo da vida, o organismo da mulher passa por muitas mudanças, e cada fase requer atenção especial. Por isso, visitar o ginecologista periodicamente é importante desde a adolescência até a terceira idade.

Alguns exames devem ser feitos desde cedo para identificar e prevenir doenças como câncer de mama e do colo de útero, além de garantir a orientação correta para uma vida sexual saudável, revela o MSN.

Exames de rotina

A ginecologista Luciana Deister listou em seu Instagram alguns dos exames mais importantes para a saúde da mulher, que devem ser feitos antes dos 30 anos.

A médica lembra que a realização anual dos exames a seguir ajuda não só a prevenir doenças, como também a identificar alterações em seu estágio inicial, facilitando o tratamento. Veja quais são:

1. Autoexame das mamas

A partir dos 20 anos, todas as mulheres devem fazer periodicamente o autoexame das mamas para detectar nódulos mamários e prevenir o câncer de mama.

2. Papanicolau

Indicado para todas as mulheres sexualmente ativas, este exame coleta células da região do colo do útero para analisar a presença de HPV e câncer.

3. Exame pélvico

Pode ser feito junto com o papanicolau, e consiste em um exame de toque vaginal em que o médico consegue sentir possíveis alterações na forma e no tamanho do útero.

4. Glicemia

Serve para medir os níveis de glicose no sangue em jejum e identificar possíveis casos de diabetes.

5. Insulina

A medição da quantidade de insulina no sangue é importante não só para detectar diabetes, mas também outras doenças relacionadas à resistência do organismo ao hormônio.

6. Colesterol

O exame de sangue que mede os níveis de colesterol também analisa as taxas de triglicerídeos e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

7. Função renal

A análise do funcionamento dos rins geralmente é feita através da dosagem de creatinina e ureia no sangue.

8. Função hepática

O exame que mede a quantidade da enzima gama GT no sangue ajuda a identificar possíveis problemas no fígado.

9. Hormônios

Exames de sangue para analisar a produção de hormônios sexuais e da tireoide são importantes para acompanhar o metabolismo da mulher.

10. Vitamina D

Para prevenir doenças como osteoporose lá na frente, recomenda-se ficar atenta aos níveis de vitamina D no organismo; a substância melhora a absorção de cálcio pelo organismo.

12/07/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)